[ 6ª EAFExp CBPF ]

Clique na imagem para fechar.
Inscrição

No momento da INSCRIÇÃO os alunos deverão indicar os módulos em ordem decrescente de interesse. Todos os 15 módulos, sem haver repetição, deverão ser indicados.

Ou seja, quem for se inscrever deve indicar:

Como 1ª Opção aquele módulo que lhe despertou maior interesse;

Como 2ª Opção o segundo que considera mais interessante;

Assim sucessivamente até a 15ª Opção.

Na sub-aba dos Módulos da 6ª EAFExp existem links para as páginas de cada módulo. Nessa página há a descrição do projeto científico, com o objetivo, a metodologia a ser seguida, o cronograma de execução, os resultados esperados e a bibliografia. Todos os módulos têm um pitch de 3 min, onde o projeto científico é apresentado por membros da equipe orientadora. Além disso, cada equipe orientadora proverá na página o material que julgue adequado para embasar a escolha dos alunos, tais como, seminários, fotos, descrição de equipamentos, vídeos dos laboratórios etc.

Portanto, é muito IMPORTANTE que os inscritos tenham, ao menos, lido os projetos e assistido aos pitchs de todos os módulos para que a lista de opções seja configurada com máximo de critério.

Critérios de Seleção

Após o encerramento das inscrições serão selecionados 90 alunos (além de uma fila de espera), seguindo os seguintes critérios:

- Rendimento acadêmico, atestado por histórico escolar;

- Carta de motivação, de no máximo uma página (fonte 12; espaçamento simples), contendo suas aspirações, trajetória acadêmica, perspectivas profissionais e, sobretudo, deixando claro a expectativa da contribuição da EAFExp na sua formação. Essa carta terá grande importância no processo seletivo.

- A proposta é que a EAFExp seja Sul-Americana, por isso, os alunos serão selecionados de forma a abranger a maior diversidade regional possível.

- Buscaremos, dentro do limite do possível, escolher o maior número de alunas, buscando uma paridade entre alunas e alunos.

IMPORTANTE – NÃO será considerado como Critério de Seleção a lista de Opções definida pelos alunos.

 

Distribuição dos Alunos

Após a seleção (e antes de serem divulgados seus nomes) esses 90 alunos serão distribuídos entre os 15 módulos da escola pelo comitê organizador da 6ª EAFExp.

IMPORTANTE – Cada um dos 15 módulos terá 6 alunos e cada aluno participará de um único módulo experimental.

O comitê buscará, na medida do possível, alocar o aluno no módulo de sua preferência. Contudo, como a SELEÇÃO é um passo que antecede a distribuição dos alunos nos módulos e NÃO leva em consideração as sugestões dos alunos, invariavelmente, haverá aqueles aceitos em módulos que não correspondem a sua 1ª Opção. Alguns, provavelmente, serão selecionados para módulos por ele mal ranqueado.  

IMPORTANTE - Cada um dos 90 alunos escolhidos será selecionado para um módulo específico dentre os 15 oferecidos na 6ª EAFExp. Não podendo haver mudança de módulo no decorrer da escola.

É muito IMPORTANTE ressaltar que o objetivo principal da escola é fornecer uma imersão na ciência experimental. Sendo assim, independente do interesse do aluno em um determinado projeto científico, qualquer módulo tem o potencial de transmitir a essência da EAFExp. Por isso, os alunos selecionados não devem se preocupar com o módulo ao qual foram designados. A EAFExp tem sido conduzida de forma análoga desde a sua 1ª edição e sempre com grande êxito.

 

Divulgação dos Resultados

O aluno será informado ter sido selecionado para um módulo específico e terá um prazo para confirmar o interesse em participar da 6ª EAFExp, seguindo projeto científico (módulo) para o qual foi selecionado. Caso o aluno renuncie à oportunidade de participar da 6ª EAFExp, será dada a oportunidade ao próximo aluno da fila de espera.    

É importante ressaltar que as atividades da Escola serão bastante intensas, com atividades em período integral.

Formulário de Inscrição

Link para o Formulário de Inscrição.

REALIZAÇÃO

APOIO


CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Desenvolvimento: COTEC - Coordenação de Desenvolvimento Técnológico

Acessos: 4961