INFOS SOBRE A EAFExp

DATAS IMPORTANTES:

Início das Inscrições: 04/09

Término das Inscrições: 15/10

Divulgação de resultados: Até 10/11

A ESCOLA

Com a intenção de promover e motivar a atuação em áreas experimentais, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) realiza de 22 de janeiro a 02 de fevereiro de 2024 sua 7ª Escola de Física Experimental (EAFExp).

De periodicidade anual, é um evento voltado exclusivamente para a física experimental, cujo público alvo são estudantes de graduação e pós-graduação em física e áreas correlatas, de todo o Brasil e América do Sul. Tem como objetivo fazer uma imersão, durante duas semanas, no dia a dia das atividades experimentais sobre tópicos avançados e atuais da física nos laboratórios do CBPF.

Nas edições anteriores da escola recebemos alunos de mais de 80 instituições brasileiras e sul-americanas, como pode ser visto no gráfico ao lado.

A 7ª edição contará com 15 módulos que oferecerão, cada, um projeto científico experimental de grande atualidade abrangendo diferentes áreas de pesquisa. As instituições participantes são CBPF, UFF, PUC-Rio, LIP e UFRJ.

Gráfico de distribuição das instituições de origem dos alunos que participaram da 6ª EAFExp

PÚBLICO ALVO E AJUDA DE CUSTO

Gráfico de distribuição áreas de formação (graduação e pós graduação) dos alunos que participaram da 6ª EAFExp

A EAFExp tem como público alvo estudantes de graduação (licenciatura ou bacharelado) e pós-graduação em física, química, engenharias, biofísica, matemática, ciência da computação, ciências biológicas, nanotecnologia e afins de todo o Brasil e América do Sul.

O comitê organizador está solicitando recursos orçamentários junto às agências de fomento e empresas parceiras (via licitação) para financiamento parcial de um número limitado (~60) de estudantes de fora do chamado ‘Grande Rio’, priorizando alunos de graduação.

Por ora, é previsto aos selecionados de fora da cidade do Rio de Janeiro:

  • Estadia de 22/01 até 02/02 de 2024 em hotel (quarto duplo ou triplo) nas proximidades do CBPF;
  • Segundo a região de origem, a EAFExp pretende fornecer uma ajuda de custo, que servirá para o traslado desde a cidade de origem até o Rio de Janeiro, mais um auxílio para o período da EAFExp.

Esperamos poder divulgar uma posição final referente à ajuda de custo concomitantemente à lista dos selecionados.

EDIÇÕES ANTERIORES