MÓDULOS

Selecionamos para a 7ª edição da EAFExp 15 projetos científicos com considerável grau de complexidade, onde temas da física contemporânea serão abordados e estudados por técnicas experimentais no estado da arte. Os temas abrangerão as diferentes áreas experimentais das instituições participantes (CBPF, UFF, LIP e UFRJ).

O objetivo ao realizarem o projeto é que os alunos se depararem, ao longo de duas semanas, com diferentes desafios inerentes ao cotidiano de um laboratório de pesquisa, como por exemplo: contextualização do problema a ser estudado, preparação de amostras, caracterização por técnicas sofisticadas, medida de grandezas físicas relacionadas ao assunto em questão, interpretação e sistematização dos resultados obtidos.

Cada aluno participará de apenas um módulo.

No perfil de cada módulo há a descrição do projeto científico, com o objetivo, a metodologia a ser seguida, o cronograma de execução, os resultados esperados e a bibliografia. Todos os módulos têm um pitch de três minutos, onde o projeto científico é apresentado por membros da equipe orientadora.

Além disso, cada equipe orientadora incluirá na página o material que julgar adequado para embasar a escolha dos alunos – como seminários, fotos, descrição de equipamentos, vídeos dos laboratórios etc. Portanto, é muito importante que os inscritos tenham, ao menos, lido os projetos e assistido aos pitchs de todos os módulos para que a lista de opções seja escolhida com máximo de critério.

No encerramento das atividades haverá uma sessão de seminários, onde cada grupo apresentará aos demais um panorama de seus resultados e conclusões. Além disso, cada grupo entregará um relatório, em forma de uma publicação, a respeito dos resultados obtidos. Essas duas atividades (relatório e seminário) serão usadas como avaliação final.

A Escola terá carga horária de 64 horas/aula, correspondente a uma disciplina de quatro créditos. Os certificados serão emitidos para os alunos que participarem da 7ª EAFExp, que poderão pedir equivalência em seus respectivos cursos de graduação/pós-graduação.

INSCRIÇÃO

Cada aluno participará de apenas um módulo. Entretanto, no momento da INSCRIÇÃO os alunos deverão indicar sete módulos em ordem decrescente de interesse, sem haver repetição.

Ou seja, quem for se inscrever deve indicar:

  • Como 1ª Opção, aquele módulo que lhe despertou maior interesse;
  • Como 2ª Opção, o segundo que considera mais interessante;
  • Assim sucessivamente até a 7ª Opção.

Escolheu os cursos que deseja participar? Agora é o momento de fazer a Carta de Motivação. Conte um pouco da sua trajetória acadêmica, seus interesses científicos e como a 7ª EAFExp ajudará na sua formação.

(Máximo uma página A4, fonte 12, espaçamento simples e em PDF)

MENTE ABERTA

Vale lembrar que o objetivo do evento é inserir os participantes na prática do dia a dia da ciência experimental. Esteja aberto para participar de qualquer módulo que listar e não somente o que colocou em primeira opção.